LdMicro e CLP PIC Wantronics

No seguinte post será mostrado as configurações básicas para se trabalhar com o CLP PIC e utilizar o LdMicro para gravar o seu primeiro programa.

Primeiramente antes de começar é necessário fazer o download do software no site do desenvolvedor. O LdMicro é um software livre, podendo ser baixado e instalado em seu PC sem custo algum. Para fazer o download clique aqui: LdMicro

No vídeo abaixo é mostrado em detalhes com um passa a passo de como criar o seu primeiro programa no LdMicro e gravá-lo na sua placa.

Para trabalhar com a placa é preciso conhecer a disposição dos pinos do microcontrolador na placa, para conhecer qual é destinado para entrada, qual está destinado para saída, etc. Na figura abaixo é mostrado os pinos que foram utilizados na placa e suas respectivas funções:

pinos_clp_pic_wantronics.png

Observem que o LED da placa está conectado a um pino do microcontrolador, então no momento da programação é preciso observar esse detalhe, pois caso o usuário faça a gravação de seu novo programa e verificar que o LED permaneceu apagado, ele pode deduzir que a placa está com alguma avaria, mas não, pois o LED foi instalado para indicar o estado de funcionamento desse componente. Também pode ser agregado uma lógica ao LED, por exemplo, se a entrada I1 estiver em nível lógico alto, o usuário pode fazer o LED ficar piscando para indicar alguma condição proibida de seu sistema.

Na imagem abaixo é apresentado o programa mais simples que pode ser implementado no LdMicro para ser gravado no CLP PIC Wantronics.

LdMicro.png

No próximo post será mostrado um programa em linguagem C desenvolvido no compilador CCS Compiler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s